Problemas recorrentes?

A técnica dos 5 porquês

TREINAMENTOGESTÃO DE CONFLITOSRESILIÊNCIA

8/22/20232 min read

a man working on a tire in a garage
a man working on a tire in a garage

Quem nunca precisou resolver o mesmo problema mais de uma vez e se questionou: – Isso está acontecendo de novo? pois é, é mais comum do que pensamos.

Sabendo disso, nós queremos compartilhar um pouco mais da técnica dos 5 porquês.

Basicamente ela consiste em investigar através do questionamento “Por quê” até que se chegue a causa raiz.

Surgiu em meados da década de 70, no Japão, por Taiichi Ohno. Sua busca pela qualidade total e eficiência em seus produtos o fizeram desenvolver uma técnica baseada em repetir a pergunta “Por quê?”. Isso era feito até que se encontrasse as verdadeiras causas do problema.

Importante dizer, que não é uma regra o problema ser resolvido em 5 perguntas, pode ser em menos, como pode ser necessário mais a depender da complexidade.

Como você pode aplicar no dia a dia da sua empresa?

Diante de um problema, chame as pessoas envolvidas e faça o questionamento:

Exemplo de problema:

O treinamento atrasou e impactou nas atividades dos colaboradores.

– Por que tivemos um atraso no treinamento?
Porque os colaboradores chegaram atrasados

– Por que os colaboradores chegaram atrasados?
Porque o convite foi enviado um dia antes, não sendo possível que se organizassem com suas demandas a tempo.

– Por que o convite foi enviado em cima da hora?
Porque tivemos um problema no e-mail e os convites ficaram presos na caixa de saída.

– Por que o e-mail ficou preso na caixa de saída?
Porque o arquivo era muito pesado e não foi feito o check de envio.

-Por que o arquivo era pesado?
Devido a quantidade de imagens.

O que podemos fazer para que isso não aconteça novamente?

Elaborar convites com menos imagens para que não pese e fazer o checklist garantindo que o mesmo foi enviado a tempo.

Repare que se levássemos em conta apenas a situação do atraso do treinamento, teríamos responsabilizado os colaboradores. Por isso a importância de se chegar à causa raiz.

Agora, reflita sobre os problemas recorrentes da sua empresa, será que você chegou na causa raiz deles?

Aproveitamos para dizer que essa técnica pode ser aplicada em problemas do seu cotidiano.

Nos conte, você já conhecia essa técnica?

Excelente semana!